segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Checklist Para Gerentes FedEx - Capítulo 05

Livro: O Mundo na Hora Certa: Os 11 princípios gerenciais que tornaram a Federal Express um sucesso da noite para o dia
Editora: Campus
Autor: James C. Wetherbe
Compilado por: Mauro Cesar Leite de Oliveira

CAPÍTULO 05) UMA GRAMA DE INSPIRAÇÃO VALE UM QUILO DE CONTROLE

01) Sua empresa dispõe de um processo de avaliação da liderança? Você espera que todos os supervisçres e gerentes cumpram um determinado número mínimo de exigências?

02) Seus altos gerentes possuem o material certo para transformar a empresa? As pessoas que trabalham para eles são verdadeiramente estimuladas para realizar os objetivos da empresa? E – aprova dos nove – sua empresa alcança esses objetivos ano após ano?

03) Seus líderes possuem habilidades específicas – além de suas qualidades de liderança – que conquistam o respeito e a lealdade dos funcionários?

04) Seus novos gerentes recebem o treinamento e o desenvolvimento necessários de forma contínua para melhorar sua eficácia gerencial? Sua empresa reconhece o desenvolvimento da liderança como um processo contínuo? Você dispõe de um mecanismo para filtrar as pessoas que não possuem potencial de liderança? As pessoas são de fato filtradas (Na FedEx, até 10% são)

05) Seus gerente sempre dispõem – e fornecem – as ferramentas necessárias para realizar os trabalhos?

06) Seus líderes asseguram-se de que todos compartilhem as recompensas pelo sucesso?

07) Seus líderes confiam em seus funcionários?

08) Seus líderes são eficientes portadores de mudança? Consegue se lembrar de algumas mudanças significativas realizadas pela liderança?

09) Seus gerentes aprenderam a aceitar e admitir críticas ao seu desempenho? Consegue lembrar da crítica de algum funcionário sobre seu desempenho? Há quanto tempo isso foi?

10) Você criou uma série de instrumentos como o Estudo de Ação e Feedback da FedEx (um modelo de avaliação interna) juntamente com pesquisas periódicas dos clientes?

11) Seus gerentes tomam decisões conscientes que tenham o claro objetivo de beneficiar a empresa, os clientes e os funcionários? Pode citar algumas?

Nenhum comentário: