Tipo: Artigo
Fonte: Revista Management de 11/12 de 2007; páginas 126 a 132
Atividade: Coletânea com comentários
Compilado por: Mauro César Leite de Oliveira
Compilado em: 14/12/2008
Você já está nu. Sua empresa já está nua. Deixe que os colaboradores falem à vontade on-line; a transparência radical é o novo requisito para o sucesso das empresas.
Por um instante, coloque-se no lugar de um CEO.... Você revelaria seus segredos mais importantes on-line? Confessaria que se sente indeciso, que considera os colegas despreparados e que teme não conseguir bancar a folha de pagamento?
Glenn Kelman fez isso e acha que essa ação salvou a sua empresa.
Kelman assumiu a presidência da Redfin, imobiliária on-line, que é o “primo pobre” do setor. Buscou a revolução do mercado com o reembolso ao cliente de 2/3 das comissões recebidas.... os clientes adoraram, mas os corretores odiaram, e começaram a boicotar a empresa, recusando-se a vender imóveis a quem usasse seus serviços.
Ele criou um blog e começou a contar tudo, desde as práticas escusas e discriminatórias do mercado, os debates internos da empresa, os problemas em recrutar pessoas (inclusive fazendo piada de si mesmo) e até o projeto do novo site. No blog debateu abertamente as críticas recebidas.
O resultado disso é que os clientes adoraram essa posição, tendo como retorno não só o apoio público como aumento nas vendas.
Os mercados, em geral, seguiram esse posicionamento, e hoje em dia muitas empresas dos mais variados segmentos e portes publicam muitas informações sobre si.... desde memorandos internos a objetivos estratégicos e permite a todos que comentem sobre essas informações.
Alguns Exemplos de Transparência
=> Jonathan Schwartz, presidente da Sun, lava a roupa suja da empresa em seu blog e pede desculpas pelas startups que foram acidentalmente prejudicadas.
=> Em 02/2007, depois de atrasar a viagem dos passageiros e de cancelar 1,1 mil vôos, o presidente da Jet Blue, David Neeleman, postou uma “mea-culpa” no YouTube.
=> A Microsoft, que já foi um exemplo de controle rígido, exibe vídeos internos sem nenhuma censura e estimula os seus engenheiros a falar sobre os seus projetos em blogs na internet.
Alguns Exemplos de Resultados Dessa Transparência (Falhas Expostas)
=> A ONG Sunlight Fundation colocou à disposição on-line uma infinidade de documentos governamentais. Recentemente, um hábil curioso descobriu que o ex-porta-voz do Congresso norte-americano (Dennis Hostert) reservou US$200 milhões para a construção de uma estrada em uma região onde era dono de uma propriedade. Ao vender o imóvel ele teve um lucro de 500% sobre o investimento original e virou alvo de críticas.
=> Jason Goldberg, presidente do site de empregos Jobsiter, negou rumores no seu blog sobre uma possível onda de demissões na sua empresa, fez isso afirmando ser uma especulação, mas, ao mesmo tempo, deixou pistas dúbias, pois aconselhou os funcionários a saldar as férias. Uma semana depois as demissões ocorreram e ele foi acusado publicamente de ser hipócrita e recebeu uma enxurrada de gozações no seu blog.
=> A Microsoft foi pega oferecendo dinheiro para que um internauta “corrigisse” o verbete da empresa na Wikipédia.
Alguns Exemplos de Resultados Dessa Transparência (Pontos Positivos)
=> O presidente da Southwest Airline, no seu blog aberto, abordou a possibilidade de adoção de assentos marcados (atualmente são abertos). Mais de 600 pessoas entraram em discussão e eles chegaram a conclusão que não deveriam mudar isso.
=> Toni Hsieh, presidente da Zappos.com, badalada loja de calçados on-line, atua em alto nível de transparência. Além da wiki aberta ele coloca as mesas dos executivos entre as mesas dos atendentes, e se a loja dele não tiver um produto solicitado os atendentes têm que indicar outra loja (do concorrente) que tenha.
Estamos na Era da Reputação, onde a transparência passa ser uma condição do jogo dos negócios. O sigilo sobre o que você faz de errado já quase não existe mais e todos têm que se adaptar a isso.
Algumas Notas Colocadas no Blog do Autor (Esse Artigo Surgiu Com a Colaboração na Web)
Nota 01:
O segredo não morrerá. Simplesmente desaparecerá do campo de visão. A hiperconectividade e a transparência aceleram o fluxo de informação e criam incentivos para desviar o processo, a fim de promover determinadas “memes” (unidades mínimas de informações culturais) e até desinformação. A medida que o mundo fica mais conectado, as técnicas para manipular informações serão cada vez mais sofisticadas.
Postada pelo leitor Mark Safranski no blog collisiondetection.net
Nota 02:
Você já pensou na diferença entre a sabedoria das multidões e a tirania da maioria? O que acontece quando a maioria está errada?
Postada pelo leitor Tristan Louis no blog collisiondetection.net
Nota 03:
Creio que o exemplo do momento é o iPhone. Não se imagina que algo assim surja de criação aberta. Há uma diferença entre eficiência, utilidade e a verdadeira excelência. Na verdade são os segredos obscuros e as pequenas equipes trancadas em salas que fazem surgir tais produtos.
Postada pelo leitor Robin Sloan no blog collisiondetection.net
Nota 04: Concordo que a reputação é tudo. A idéia de que, se alguém não fala sobre si mesmo, os outros não falarão é muito forte. Mas e se você não tem tempo para fazer isso? A empresa contrata uma agência de relações públicas para que fale dela, porque precisa ser conhecida e também controla o que dela se diz. Será que se está ampliando exponencialmente a linha divisória digital entre esse tipo de atividade em grupo?
Postado pelo leitor Tony Blow no blog collisiondetection.net
COMENTÁRIOS DO MAURO
Não tenho dúvidas sobre a importância da transparência nos negócios, mas acredito que o grande desafio nesse sentido está em compor um conjunto de ações apropriadas a cultura da empresa, tipo de negócio, riscos de reputação e capacidade de investimento de cada empresa que seja apropriada e factível.
No Brasil, onde o nível de permissividade é muito alto, vemos a transparência na empresa com um medo muito grande, entretanto, com a democratização da informação aumentando de forma exponencial, os empresários terão que rever o seu modelo de operação.... principalmente no que se refere as atividades relacionadas com os "jeitinhos" financeios e tributários.
O mundo sempre proporcionou muitos desafios em todas as suas épocas, mas nesse momento estamos associando um grande conjunto de desafios com grandes complexidades..... vivenciar isso é para poucos
Mãos e Mentes a Obra!
Abraços;
Mauro Cesar
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Um comentário:
Diante do "caos" de vários sistemas humano-sociais, e suas hierarquias de valores resta-nos a transparência em todas as esferas públicas, privadas e organizações não governamentais para o aumento da credibilidade mercadológica, produtor, consumidor, fornecedor, "colaboradores". Infelizmente a “cultura” e coragem de quebrar paradigmas fazem com que empresários, cooperativas, ongs, órgãos governamentais, diretores e “gerentes” confiem mais na caixa preta que eles construíram, do que na certeza que a rede de relacionamentos aumentam sua efetividade e eficácia. Uma questão deve ser colocada diuturnamente... o que significa ação mercadológica é destruir a concorrência?
Caso: Hoje sou cliente de uma empresa, cujo gerente com muita simplicidade indicou um concorrente, informando que o produto que buscava, naquele momento, encontrava-se 40% mais em conta.Isto foi motivo suficiente para gerar a parceria que já segue por mais de 05 anos.
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