sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Metade das empresas no mundo usam cartões corporativos

sexta-feira, 3 de outubro de 2008, 14h45 - TI Inside

Uma pesquisa encomendada à Survey.com, empresa de pesquisas via web, pela administradora de cartões Visa apontou que 50% das empresas em todo o mundo utilizam cartões corporativos com parte de suas estratégias para manter o fluxo de caixa, sendo que 45% delas planejam aumentar o uso desses cartões nos próximos 12 a 18 meses.

Entre os principais fatores para o uso dos cartões corporativos, 70% das empresas disseram que os utilizam para reduzir processos e custos administrativos, 62% para eliminar a emissão de faturas impressas, 57% para facilitar as contas a pagar e a receber, e 45% para oferecer dados de uma transação com a meta de conquistar uma melhor negociação de preços com fornecedores. As empresas também usam os cartões corporativos para aumentar o controle do caixa e melhorar suas projeções.

Nos Estados Unidos, atualmente, 58% das empresas entrevistadas utilizam cartões corporativos, seguido pelo Canadá com 54%. Na região da Ásia-Pacífico, 46% delas usam esses produtos, enquanto que 44% os utilizam na região da Europa Central e do Leste, Oriente Médio e África (CEMEA), 38% na Europa Ocidental e 30% na América Latina e no Caribe (LAC).

Em geral, 65% das empresas afirmaram que tanto a utilização de compra eletrônica (e-procurement) como os processos de planejamento de recursos empresariais (ERP) são importantes para suas empresas. Cerca de 45% citou a redução de custos, devido a otimização de processos, como a principal razão para a integração. Além disso, elas acreditam que a integração do ERP permite maior disponibilidade de dados da transação para análise de despesas, utilização dos dados da transação com cartão para negociar melhor os preços, melhora no cumprimento de políticas e dos processos e conciliação automatizada do relatório de despesas.

A pesquisa ouviu 800 executivos da área de finanças, tesouraria e administração de 11 países em cinco áreas geográficas, incluindo América do Norte; Ásia-Pacífico (AP); Europa Central e do Leste, Oriente Médio e África (CEMEA); Europa Ocidental; e América Latina e o Caribe (LAC). A maioria dos entrevistados nos EUA trabalha para empresas com mais de US$ 500 milhões em vendas por ano. Nas demais localidades, a maioria dos entrevistados eram funcionários de empresas com mais de 100 funcionários e com vendas anuais de, no mínimo, US$ 25 milhões.

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