domingo, 8 de fevereiro de 2009

Redes sociais são poderosas ferramentas de negócio, diz especialista da IBM

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009, 16h21 - TI Inside

A utilização de redes sociais como ferramenta de negócio é uma grande oportunidade para as empresas em todo o mundo. E o seu emprego, seja para aumentar a visibilidade ou reduzir os gastos com marketing, começa a ganhar cada vez mais adeptos entre as empresas.

Segundo Karin Arnold, gerente geral do Telecom Solutions Labs da IBM, as empresas podem usufruir das redes sociais para mudar o seu modelo de negócios, como a relação com clientes e parceiros. Entre as várias oportunidades, a executiva cita que as companhias podem se aproveitar de informações contidas em redes sociais, como Orkut, Facebook, Second Life, para descobrir os desejos das pessoas e realizar campanhas de marketing mais assertivas. "As companhias podem pegar um grupo de usuários como mercados-alvo e fazer campanhas virtualizadas e com gastos menores", analisa Karin, em entrevista exclusiva à TI INSIDE Online.

Outra oportunidade encontrada nas redes sociais, apontada por ela, é o fato de gerarem uma interação com os clientes, o que pode auxiliar no desenvolvimento dos produtos, possibilitando a empresa de colocar produtos mais adequados no mercado.

Segundo a executiva, a abrangência das redes sociais é muito grande, e ao oferecer um portal de comunicação e interação com os consumidores, as companhias geram, por tabela, a fidelização destes. "A utilização de redes sociais pode contribuir com o aumento das receitas", atesta Karin.

Ela ressalta que o atendimento via redes sociais, como Orkut, Secon Life e Facebook, podem, inclusive, substituir as atuais ferramentas de bate-papo (chats). Um case é o de uma rede varejista americana, que se utiliza do Second Life para dar suporte aos consumidores na instalação dos produtos, como uma TV, por exemplo.

Além disso, Karin ressalta que no mundo corporativo é possível utilizar as redes sociais para intensificar e facilitar a comunicação e a colaboração com os parceiros e fornecedores, assim como com os clientes, para a demonstração de produtos e serviços, realização de reuniões e fechamento de negócios, tudo realizado virtualmente.

"Tudo isso traz mais idéias para as empresas e gera mais negócios. As redes sociais otimizam a atuação com as parcerias e agilizam as tomadas de decisões", observa Karin.

Mesmo com o cenário sendo propício para a utilização das redes sociais para incrementar os negócios, as empresas ainda não estão adotando com ênfase essa ferramenta como parte de suas estratégias. Segundo Karin, as companhias estão passando por um processo de entendimento da dinâmica e das reais potencialidades das redes sociais.

"As companhias ainda não entendem como usar os blogs e as redes sociais. Mas estão começando a usufruir dos benefícios desses meios, fazendo campanhas. A tendência é que cresça o número de empresas que se aproveitarão dessa oportunidade para ampliar os negócios", avalia a executiva.

De acordo com Karin, a tecnologia já propicia a possibilidade de utilizar a redes sociais para os negócios, integrando-as com o mundo real, mas existem problemas que atrasam a adesão desses modelos.

Um deles diz respeito a entraves políticos em relação às redes sociais, que em alguns países geram problemas para o uso dessas mídias.

No Brasil, pelo fato das pessoas serem mais comunicativas e utilizarem com mais afinco as redes sociais, a executiva acredita que o uso destes meios pelas empresas pode ter um retorno mais rápido e ser um importante meio de comunicação e colaboração das companhias com seus clientes e parceiros.

Segundo Karin, para obter sucesso na estratégia de utilizar redes sociais nos negócios, as empresas precisam ter um amplo portifólio de soluções, com estratégias adequadas para cada meio. "Assim, conseguirão adaptar suas estratégias com mais facilidade, sendo mais agéis em seus negócios, gerando maiores possibilidades de sucesso e retornos", conclui.

2 comentários:

Anônimo disse...

As redes sociais não só ferramentas úteis apenas aos negócios, não. Servem também aos políticos. Veja a estratégia de Obama: contratou um gerente para administrar tais canais na Casa Branca. Sobre isso, fiz um post: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/.

Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog

Espaço Empresarial disse...

Stelleo

Certamente as redes sociais estão gerando muito valor agregado a todos os setores da economia.

Especificamente na política, vejo grandes oportunidades para desenvolvimento de campanhas inteiras.

Achei interessante a nossa regulamentação impedindo ações na web de campanhas políticas nas eleições.... acho um grande erro, mas significa que a visibilidade desse canal está em vento e popa.

Abraços;

Mauro
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br