terça-feira, 20 de julho de 2010

Cisco pagará US$ 112 mi pelo uso do termo Power-over-Ethernet

A fabricante terá de arcar com royalties, a partir de 2011, pela venda de produtos PoE, além de US$ 9 milhões anuais.

Por Network World/EUA
19 de julho de 2010 - 18h51

A Network-1 Security Solutions - empresa norte-americana que atua na gestão de propriedade intelectual - informou que venceu um processo movido contra a Cisco e quatro outras fornecedoras, pelo uso indevido da patente Power-over-Ethernet.

O processo teve início em fevereiro de 2008, quando a empresa entrou na justiça contra a Cisco e sua divisão Linksys, a Foundry Networks (atualmente Brocade), a Extreme Networks, a Enterasys, a 3Com (agora HP), a Adtran e a Netgear. A alegação dizia que essas fornecedoras estavam infringindo a patente da Network-1, que tinha os direitos sobre o termo Power-over-Ethernet (PoE).

Pela decisão da justiça dos Estados Unidos, a Cisco terá de pagar cerca de 32 milhões inicialmente, além de outros 80 milhões de dólares referentes a royalties nos últimos nove anos.

Já Adtran, Enterasys, Extreme e Foundry também concordaram em entrar na negociação pelo uso das licenças. As companhias pagarão à Network-1 um valor antecipado de aproximadamente 32 milhões de dólares para uso da patente, a qual expira em março de 2020.

Além disso, a Cisco se dispos a pagar royalties, a partir de 2011, baseada na venda de produtos PoE. O valor máximo de pagamentos deve chegar a 8 milhões de dólares até 2015, além de 9 milhões de dólares anuais pelo uso do termo.

Procurada pela redação da Network World, a Cisco não quis comentar o assunto.

Em relação à 3 Com, a empresa foi a única a ser absolvida no processo. Contudo, a decisão não vale para os futuros produtos desenvolvidos com a marca HP. A Netgear, por sua vez, não fez parte da atual decisão por conta de a companhia ter feito um acordo antecipado pelo uso da licença da Network-1.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mauro,

muito legal sua ação de falar um pouco sobre Patentes no Grupo Yahoo.

Este tema é pouco explorado no Brasil, porém é um dos indicadores utilizados no desenvolvimento de uma nação.

Se falarmos em inovação, que é um tema super atual, Patentes torna-se ainda mais importante.

No Brasil quem coordena estes trabalhos é o INPI (http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente)

Espaço Empresarial disse...

Fábio, bom dia!

O tema Marcas e Patentes está tomando corpo aqui no Brasil e a maioria dos gestores de negócio, empreendedores e empresários estão despreparados para lidar com o tema.

Aqui no blog temos algumas postagens sobe o assunto... para vê-las, utilize o link: http://espaco-gesemp.blogspot.com/search/label/Marcas%20e%20Patentes

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Selene Sidney disse...

Bom dia! Gostei muito do blog e gostaria de contribuir com artigos. Trabalho em uma empresa que desenvolve ERP - Sistema de Gestão Empresarial e temos muitos especialistas que desenvolvem artigos sobre gestão, contabilidade, tecnologia e administração, entre outros temas que podem ser de interesse dos seus leitores. Por gentileza entre em contato comigo para que eu possa enviar os artigos para vocês. Meu site é www.abc71.com.br e lá temos vários materiais para sua avaliação. Atenciosamente, Selene Sidney

Espaço Empresarial disse...

Selene

Fico feliz em saber que você quer colaborar conosco, entretanto, quero sugerir que colabore no nosso blog mais específico para erp... Espaço ERP, no link: http://espaco-erp.blogspot.com/

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br