DIZEM QUE SOU RADICAL
Dizem que sou radical.
Eu digo que sou realista.
Dizem que eu sou muito exigente.
Eu digo que eles aceitam a mediocridade e melhorias contínuas muito rapidamente.
Dizem: “Não podemos suportar esse tipo de mudança”.
Eu digo: “Seu emprego e sua carreira estão em perigo; que outras opções você tem?”.
Dizem: “O que há de errado com um ‘bom produto’?”.
Eu digo: “Wal-Mart ou a China, ou ambas vão comer o seu almoço. Por que você não aproveita para fazer disso uma experiência fabulosa?”.
Dizem: “Respire fundo. Fique calmo”.
Eu digo: “Diga isso à Wal-Mart. Diga isso à China. Diga isso à Índia. Diga isso à Dell. Diga isso à Microsoft”.
Dizem que a internet é uma ferramenta útil.
Eu digo que a internet muda tudo. Agora.
Dizem: “Precisamos de uma iniciativa”.
Eu digo: “Precisamos de um sonho. E de sonhadores”.
Dizem que um grande design é “legal”.
Eu digo que um grande design é necessário.
Dizem: “É importante ter um gerenciamento efetivo”.
Eu digo que as diretorias corajosas e audaciosas que representam o mercado serviram – mais do que o lanterninha de cinema e uma cadeira para os “hispânicos do futuro” – são um imperativo. Agora.
Dizem: “Planeje”.
Eu digo: “Faça”.
Dizem: “Precisamos de empregados mais constantes e leais”.
Eu digo: “Precisamos de mais ‘doidos’ que sempre encorajarão seus chefes a serem arrojados....antes que seja tarde demais”.
Dizem: “Precisamos de boas pessoas”.
Eu digo: “Precisamos de talento expressivo”.
Dizem: “Gostamos de pessoas que, com determinação de aço, dizem: Eu posso fazer melhor”.
Eu digo: “Amo pessoas que, com certo brilho maníaco nos olhos, talvez até mesmo uma risadinha, dizem: Posso virar o mundo de cabeça para baixo. Fique olhando”.
Dizem: “Claro, precisamos de mudanças”.
Eu digo que precisamos de uma revolução agora.
Dizem: “Ele aprende rápido”.
Eu digo: “É um líder fracassado”.
Dizem: “Juntem-se e imitem”.
Eu digo: “Criem e inovem”.
Dizem: “Reserva de mercado”.
Eu digo: “Criação de mercado”.
Dizem: “Melhore e mantenha”.
Eu digo: “Destrua e repense”.
Dizem: “Normal”.
Eu digo: “Estranho”.
Dizem: “Equilíbrio feliz”.
Eu digo: “Tensão criativa”.
Dizem que preferem uma “equipe que trabalhe e viva em harmonia”.
Eu digo: “Quero o mais ranzinza entre os melhores criadores que exista no mercado”.
Dizem: “Paz, irmão”.
Eu digo: “Fira os meus sentimentos. Arrase o meu ego. Salve o meu emprego”.
Dizem: “Pretinho básico”
Eu digo: “Tecnicolor”.
Dizem: “Precisamos de clientes satisfeitos”.
Eu digo: “Quero clientes insistentes, exigentes,chatos e provocadores
Dizem: “Procuramos formados no MBA de Harvard”
Eu digo: “Procuro ‘Ph.Ds’ sem diploma da Escola do Auto-Aprendizado”
Dizem que querem candidatos com uma “ficha imaculada”.
Eu digo: “As máculas são o que mais me interessa”.
Dizem: “Integridade é importante”.
Eu digo: “Diga a pura verdade, o tempo todo... ou caia fora”.
Dizem que a diversidade é uma “coisa boa”.
Eu digo que diversidade é um sopro de ar fresco e criativo – absolutamente necessário para a salvação econômica em tempos de perigo.
Dizem que é “assustador”.
Eu digo que é um “alarme”.
Dizem: “Defeito zero”.
Eu digo: “Um dia sem um ‘problema’ ou dois é um dia perdido”.
Dizem: “Pense nisso”
Eu digo: “Experimente”
Dizem: “Faça um plano”.
Eu digo: “Faça um teste”.
Dizem: “Mudanças radicais levam uma década”.
Eu digo: “Mudanças radicais levam um minuto”.
Dizem: “Os tempos estão mudando”.
Eu digo: “Tudo já mudou. Amanhã é o primeiro dia da sua revolução... senão você está frito”.
Dizem: “Nem todos podem ser revolucionários”.
Eu digo: “Por que não?”.
Dizem: “Nem todos podem ser uma marca”.
Eu digo: “Por que não?”.
Dizem que isto é apenas um discuro de retórica.
Eu digo que esta é apenas a realidade.
2 comentários:
Comentários do Mauro
Uma das premissas do livro A Grande Mudança é não dizer quem é o autor de cada texto, mas esse, sem sobra de dúvidas pertence ao Tom Peters.....é a sua marca registrada.
Eu adoro esse autor e tive o grande prazer de ler o livro dele O Círculo da Inovação na década de 90.
Ele é provocativo e tras pensamentos que assustam, mas ao mesmo tempo percebemos que estamos falando da mais pura realidade.
Se hoje o Espaço Empresarial existe devo muito disso a inspiração de Tom Peters me deu para desafiar o status quo.
Nosso modelo em si desafia a raão estabelecida.... podemos criar negócios entre nós somente para um ponto específico e depois nunca mais desenvolver mais nada, podemos criar vínculos duradouros e incorporar outras pessoas e empresas em situações específicas, podemos desenvolver meios colaborativos de aprendizado que muitos aqui não conseguem nem conceber nos seus sonhos mais delirantes, podemos desenvolver idéias com base numa diversidade fantástica..... e isso tudo assusta.... isso tudo foge "do nosso quadrado".
Tom Peters vem e nos desafia..... eceitem o desafio.... eu já o aceitei a muito tempo.
Mauro e Jefferson, muito especial o blog de Vocês. Mencionei o texto e o blog no Blog do Varejo, que vejo como co-irmão em alguns de seus objetivos, que são comuns.
Agradeceria uma visita de Vocês, e mais trocas de idéias e experiências.
Abraços, Edu
ps: fui 'obrigado' a usar uma conta desatualizada do google, para poder comentar por aquí. Vejam se ajeitam isto, é um empecilho desnecessário...
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