segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Grande Mudança: FAÇA COMO REGGIE

FAÇA COMO REGGIE


Reggie conserta bicicletas em Mount Kisco, Nova York. Em cada bicicleta que conserta (ele cobra por hora e mesmo e consertos simples leva uma hora), ele se esmera. Então, ele gasta cinco minutos a mais fazendo algo especial.


Durante a primeira hora, Reggie é um mecânico de bicicleta perfeito. Ele atenta para cada detalhe e segue os procedimentos de praxe. Ele é cuidadoso, concentrado e diligente. Como mil outros excelentes mecânicos de bicicletas, ele executa seu serviço e faz por merecer o seu pagamento.


Nos últimoscinco minutos, no entanto, Reggie se transforma de operário em artísta. Nesses poucos minuto a mais, ele se destaca.


Às vezes, tudo que ele faz é limpar completamente a corrente. Outra vez, ele leva a bicicleta até um estacionamento e se assegura de que as marchas estejam devidamente ajustadas. E, outra vez, especialmente se a bicicleta pertence a uma criança, ele coloca uma buzina ou algum enfeite – qualquer coisa que chame a atenção.


O surpreendente não é a genialidade de Reggie. O surpreendente é como é fácil fazer o que Reggie faz, e como a maioria das pessoas não faz a mesma coisa. Não importa se você está cuidando da contabilidade ou fazendo o design de um produto. Esses últimos cinco minutos fazem com que seus clientes percebam a diferença entre você e qualquer outro profissional.


Custa 99% do tempo que você gasta apenas para ser comum. O que o destingue dos demais acontece num segundo.

Um comentário:

Espaço Empresarial disse...

Comentários do Mauro

Concordo plenamente com o autor.... são os detalhes que muda tudo. Que fazem a diferença.

Nos últimos 10 ano lido com o mercado de ERP e de gestão empresarial e muitas das vezes o que vejo como destaque nas minhas ações comerciais é a capacidade de entender as necessidades que um certo negócio precisa.... realmente eu me tornei bom nisso, e consegui bons resultados nesse caminho, mas vejo que não é suficiente. Recentemente comecei a dedicar mais esforço para assumir o papel de verificação da qualidade dos projetos que vendo. Tenho percebido que essa atividade de pós-venda pode agregar muito valor futuro, mas sei que estou no início dessa caminhada.

Aqui no Espaço Empresarial tenho um "mercado" bem diferente, pois tenho como objetivo fazer com que as pessoas participantes consigam resultados extremamente elevados dentro dos seus objetivos através de um nível de colaboração que poucos estão acostumados a ver.... é um grande desafio e tras consigo necessidades de competências e níveis de serviços que eu jamais havia feito antes..... como me destacar nesse cenário?

Pessoal, esse é o nosso Espaço. Coloque os seus comentários e vamos debatê-los por aqui. Esse é um bom método de aprendizado colaborativo, vamos exercitá-lo.