quinta-feira, 24 de julho de 2008

Checklist Para Gerentes FedEx - Capítulo 01

Livro: O Mundo na Hora Certa: Os 11 princípios gerenciais que tornaram a Federal Express um sucesso da noite para o dia
Editora: Campus
Autor: James C. Wetherbe
Compilado por: Mauro Cesar Leite de Oliveira

CAPÍTULO 01) NUNCA É O SUFICIENTE O QUE VOCÊ FAZ POR SEU PESSOAL

01) Sua empresa adota políticas e práticas projetadas para minimizar ou evitar demissões?

02) Há algum mecanismo para ouvir as queixas e preocupações dos funcionários? É justa? Seus funcionários acreditam que seja justo? Eles podem levar suas queixas até o executivo principal, se necessário for?

03) Os funcionários da alta gerência estão comprometidos com políticas amigáveis? Suas ações demostram um compromisso verdadeiro? Você pode descrever três eventos nos últimos 12 meses que ilustrem esse compromisso?

04) Suas políticas e práticas protegem e zelam pela segurança dos funcionários? O que você fez nos últimos 12 meses que demostre sua preocupação com a saúde e segurança dos funcionários?

05) Sua empresa faz levantamentos regulares junto aos funcionários para se manter a par das necessidades? Há algum mecanismo para agir sobre as preocupações que você identifica? Você recebe feedback imediato para ver se os funcionários concordam se houve melhorias?

06) Sua empresa cria políticas e benefícios sob medida para diferenciar grupos de funcionários?

07) Seus funcionários avaliam o desempenho de seus gerentes? Essas avaliações têm algum impacto sobre a remuneração do gerente?

08) Há uma clara conexão entre o desempenho e suas políticas de recompensa e reconhecimento? Os funcionários compreendem e reconhecem o mérito dessa conexão?

09) Sua empresa se empenha sincera e constantemente para fazer promoções internas?

10) Suas comunicações corporativas são claras, francas e regulares? Há algum mecanismo que solicite feedback e idéias dos funcionários, e responda aos mesmos?

11) As metas da empresa promovem e propiciam o desempenho em todos os níveis? Dê três exemplos - de diferentes níveis de sua empresa - que demonstrem como as metas da empresa promovem e propiciam o desempenho de seus funcionários.

12) Os gerentes e funcionários recebem o treinamento de que necessitam para que se excedam em suas funções?

13) Os funcionários tomam decisões que afetam as políticas e os procedimentos da empresa? Examinando os 12 meses anteriores, voc6e consegue se lembrar de três decisões e as contribuições de seus funcionários para que estas fossem tomadas?

14) Os seus gerentes têm responsabilidade específica para conselhar e dar apoio aos funcionários?

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