segunda-feira, 28 de abril de 2008

Comunicação Interpessoal Eficaz

Seus colaboradores entendem claramente o que você pede para executar?

Para todo Gestor é extremamente importante saber mandar e delegar, mas esta é uma dificuldade que vêm perturbando, ocasionando perda de tempo e retrabalho em atividades que foram mal compreendidas ou na maioria das vezes expressadas sem clareza.

Para evitar transtornos e desgastes desnecessários com seus colaboradores, principalmente o não atingimento de seus resultados, é necessário que desenvolva sua habilidade em Comunicação Interpessoal para conseguir transmitir de forma objetiva as atividades e seu grau de importância.

Segundo a Consultoria em Recursos Humanos DRAS, a Comunicação Interpessoal eficaz se baseia em cinco componentes que distinguem claramente os bons dos maus comunicadores. Tais componentes são: Auto-Imagem, Saber Ouvir, Clareza de Expressão, Capacidade para Lidar com Sentimentos de Contrariedade (Irritação) e Auto-Abertura.

Leia mais sobre o assunto aqui

sábado, 26 de abril de 2008

Virou Chefe e Agora?!?

Pergunte a novos gerentes a respeito dos primeiros dias deles como chefes e você ouvirá estórias sobre desorientação e até mesmo desespero. Muitos dos chefes novatos não percebem quão dura é a diferença entre trabalho individual e gerencial.
Iludidos com concepções equivocadas, eles falham em aspectos triviais no ritual dessa passagem. Quando tropeçam, ameaçam suas carreiras e geram custos significativos para a organização.
Como evitar esse cenário?
Tenha conhecimento das concepções equivocadas comuns:
- Subordinados não necessariamente obedecem suas ordens, apesar da sua autoridade formal sobre eles;
- Você não terá mais liberdade para fazer as coisas acontecerem – ao contrário, irá se sentir constrangido com a interdependência organizacional.
- Você será responsável não apenas em manter suas próprias operações – mas também por iniciar mudanças positivas tanto dentro quanto fora de suas áreas de responsabilidade.

(Fonte: Harvard Business Online – 04/2008- retirado de Um Toque de Motivacao)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Inconvenientes no Trabalho

Toda empresa tem seus funcionários inconvenientes, é difícil encontrar uma que não tenha. A consultora de etiqueta profissional, Rosana Fa, autora do livro "Postura Profissional: Comportamento pode pesar mais que desempenho", da editora Qualitymark, resume a "chatice" no dia-a-dia corporativo em um termo: invasão de espaço. Via de regra, as pessoas não maltratam o inconveniente, mas se afastam ou evitam uma relação mais profunda. O motivo é a dificuldade de lidar com ele. Como, afinal, comunicar a alguém que está se sentindo incomodado com suas atitudes e manias? Alguns comportamentos incomodam os colegas, causando dispersão no dia-a-dia. Ainda mais quando no ambiente de trabalho não há salas separadas. Falar demais, falar alto ou passar o dia fazendo brincadeiras e contando piadas são exemplos. Cultivar o bom humor é essencial nos dias de hoje e uma atitude valorizada nas empresas. Mas o que os gestores esperam é que a pessoa enxergue a rotina de trabalho com leveza, sem desespero e estresse. (Autor Desconhecido)